Temperatura e IBU

Você já deve ter notado que nos nossos contrarrótulos constam as informações sobre temperatura e IBU.

O IBU, que significa International Bitterness Unit, ou em tradução livre, unidade internacional de amargor, é uma escala de que sinaliza a intensidade de amargor.

Mensuramos uma cerveja de várias formas, como o teor alcoólico por exemplo, e o IBU nos indica o quanto a cerveja é ou não amarga. Uma confusão muito comum é relacionar alto teor alcoólico com o amargor. Uma cerveja pode ter o teor alcoólico baixo e ser bastante amarga, e também pode ter um alto teor alcoólico e ser doce, nada amarga. Não há relação.

Como referência, uma cerveja comum brasileira apresenta um IBU entre 7 e 17 IBU’s.

A cerveja não pode se resumir apenas ao IBU, pois possui malte, lúpulo e contém nela uma quantidade de aromas e sensações que vão além do amargor. Nossa American Double IPA, por exemplo, entrega muito equilíbrio entre o doce e o amargo.

Já a temperatura indicada é uma sugestão de degustação. Seguir o que sugerimos dará uma experiência sensorial mais completa, onde os sabores, aromas, sensações ficarão mais acentuados nas temperaturas adequadas.

Porém, vivemos num país tropical, e somos habituados a beber cerveja bem gelada, portanto, sirva do jeito que mais lhe agrade e brinde o momento, com uma Hemmer! A tempertatura correta é aquela que você mais gosta!

 

 

Prosit mit Hemmer!